"O TODO É MAIOR QUE A SIMPLES SOMA DAS SUAS PARTES"
Aristóteles
SAIBA MAIS

o evento

Encontro Regional de Educação

Com a finalidade de enriquecer conhecimentos e favorecer a compreensão da sobre a importância da transdisciplinaridade no cenário atual, o II Encontro Regional de Educação contempla o tema “O todo é maior que a simples soma das suas partes” e busca compartilhar saberes através de reflexões com idealizadores de conhecimento.

É relevante mencionar que as ideias de Aristóteles fundamentam o tema deste encontro, pois o filósofo enunciou o princípio da sinergia, no qual a soma combinada e conjunta de todas as forças é maior do que a soma das suas partes individualmente. Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final.

Continue lendo...

Edgar Morin evidencia que nosso atual modelo de educação, fundado sobre a lógica da disjunção, é incapaz de perceber as relações existentes entre os conhecimentos, é incapaz de conceber e contemplar, em seu currículo e sua didática, o ser humano como um todo indiviso. Desta maneira, contribui para o distanciamento cada vez mais crescente do ser humano para com os outros e para com a natureza. Sem falar no desconhecimento do ser humano em relação a si próprio, a seus desejos internos, suas necessidades, seus sentimentos, medos e anseios.

É fato que os alunos, em sua totalidade, experimentam em momentos de sua trajetória escolar um ou outro problema, obstáculo, dificuldade nas aprendizagens acadêmicas. As razões pelas quais os alunos fracassam em algumas situações escolares são complexas e não devem recair única e inteiramente no que é inerente ao aprendiz. Grande parte dessas dificuldades e incapacidades é devida à própria escola. Nesse sentido, podemos afirmar que o número de pessoas com problemas de aprendizagem em uma escola está relacionado com a qualidade da educação nela oferecida.

Em síntese, estas e outras reflexões farão parte deste encontro que propõe diálogos e provocações a respeito dos conceitos que fundamentam a essência da não fragmentação em paralelo as dificuldades de aprendizagem manifestadas no âmbito escolar.

Ver menos

Informações

28/09/2019

8:30 as 18:30

Endereço a definir

Poços de Caldas - MG

CEP: 37701-000

PALESTRANTES

Erick Mardonado

9h30min às 11h – Inteligências múltiplas.

Em breve

Em breve

Em breve

PROGRAMACÃO

VEJA O QUE ROLOU NA ÚLTIMA EDIÇÃO

Fotos Encontro Regional 2018

Cadastre-se

Cadastre-se abaixo e receba as novidades

Topo